O lobby da indústria farmacêutica

doctor-pill

Não é novidade que os laboratórios gastam fortunas em pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Como todo investimento, espera-se retorno, e rápido: legislação e acordos internacionais estabeleceram como padrão o direito exclusivo de venda de uma nova droga por 20 anos, após o qual a patente expira e a invenção passa para domínio público, podendo ser vendida por outros laboratórios como medicamento genérico, respeitados os mecanismos de controle e de equivalência.

No caso dos medicamentos controlados, os grandes alvos da máquina publicitária da indústria são os médicos – não sem razão –, afinal, são os únicos que podem prescrevê-los.

O diabo é que drogas psicoativas, tais como a Venlafaxina, não são suco de caixinha. Não dá para sair por aí proclamando seus milagres e prescrevendo a torto e a direito. São drogas que interagem com a química cerebral e têm efeitos colaterais relevantes, que devem ser informados ao paciente.

Eu particularmente acho que toda caixinha de Venlafaxina deveria ser vendida com um grande aviso estampado, em letras graúdas, com um informe claro e direto, do tipo “este remédio tem o potencial de foder com seu cérebro”.

Ontem fui alertado sobre um artigo interessante, descrevendo o lobby farmacêutico na publicidade da Venlafaxina, escrito por um médico. Ok, o artigo é um pouco antigo, de 2007, o médico estadunidense, e a história remete a 2001.

O artigo pode ser lido em http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2096844-EI298,00-Medico+conta+bastidores+do+lobby+farmaceutico.html

De todo modo, não deixa de ser esclarecedor quanto ao método que a Wyeth – detentora da patente da Venlafaxina – utilizava para seduzir os médicos e induzi-los a prescrever o Effexor (nome comercial da Venlafaxina) a pacientes incautos.

Confesso que não sei como as coisas funcionam no Brasil, mas o fato dos psiquiatras terem sempre caixas de amostras grátis à disposição nos seus consultórios para entregar ao paciente me diz que a coisa não difere muito do mercado norte-americano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s