Retomada

Depois de alguns altos e baixos, conversas com psiquiatras e psicólogos, decidi retomar o tratamento com antidepressivos. Os dois psiquiatras que consultei me sugeriram que voltasse ao Cloridrato de Venlafaxina, ou ainda que tentasse a Desvenlafaxina, mas recusei veementemente.

Ao que me parece, pelo que pesquisei à época, essa Desvenlafaxina é mais uma jogada de marketing da Pfizer, que fez alterações muito sutis na estrutura molecular da Venlafaxina e trocou o nome do medicamento, registrando uma nova patente e um novo nome para vendê-la: Pristiq. O que o laboratório ganha com isso? Direito de exclusividade na venda do remédio por mais alguns anos, sem concorrência de qualquer outro laboratório.

Enfim. Percebi que estava mal e dei o braço a torcer, mas me recusei a retornar à Venlafaxina que tanto problema me causou. Um dos psiquiatras me receitou o Cloridrato de Bupropiona, que é um inibidor da recaptação da dopamina e da noradrenalina, um pouco parecido com a Venlafaxina.

Claro que, já ressabiado, pesquisei mundos e fundos sobre essa Bupropiona antes de engolir qualquer comprimido (quem já fez desmame sabe o porquê!). É uma droga utilizada para depressão e também para quem deseja parar de fumar – aparentemente controla a ansiedade do viciado na nicotina. Bem, não é o meu caso: eu nunca fumei. Mas pelo que pesquisei o desmame da Bupropiona não é tão traumático quanto o da Venlafaxina.

Comecei a tomá-la há uns 2 meses e tenho me sentido bem. É óbvio que, se pudesse, estaria limpo, sem tomar nada, mas a verdade é que precisava de ajuda.

Para todos aqueles que aportaram agora no blog, recomendo a leitura da minha história, no menu superior, e das dicas para o desmame da Venlafaxina, também numa abinha aí do menu.

Boa sorte a todos!

8 opiniões sobre “Retomada

  1. Tenho depressão há exatamente 20 anos. Depressão endógena. Já passei por vários medicamentos, desde erva-de-São João até o terrível Anafranil.
    A bupropiona também foi péssima para mim. Fiquei irritadiça, sem paciência, piorou o meu quadro.
    Estou com a desvenlafaxina há 3 anos. Inclusive é boa em relação ao peso e à libido, o que outros só pioravam, rs…
    Tenho pavor de trocar de medicamento, justamente pela síndrome de abstinência e adaptação ao novo.
    Que bom que para vc a bupropiona fez bem. Espero que continue. Abraço

    Curtir

  2. Querido ou querida ,encontrei seu blog ,não por acaso,pois não acredito em acasos,e sim por sincronicidade, telepatia, ANJOS TALVEZ.KKKKK UFA! Li alguns trechos ,o bastante para não me sentir desesperada com uma síndrome de abstinência digamos assim, calma…… de drugs of contol ,controle de quem ?
    Acabo de fazer o que para meus familiares ,psicóloga, e demais que ignoram o PORQUÊ DE EU TER FEITO ,É LOUCURA.
    Interrompi bruscamente a VENLAFAXINA . Há mais ou menos uma semana .Bem ,creio que não se parece com interromper HEROÍNA , OU CRACK … Mas deve chegar perto,
    rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
    Quanto tempo pra amenizar os terríveis sintomas ?
    Podemos entrar em contato inbox ?
    Já me expus por demais nesses anos todos de tratamento e ….bem cansei .
    Por hora sou grata por ter encontrado teu blog.

    Curtir

  3. Como anda o tratamento com bupropiona? qual sua dosagem? eu passei por poucas e boas com o desmame da venlafaxina, mas penso em retornar já que fico mal com os ISRS (fluox, parox…) penso em sugerir ao médico a bupropiona, vc sabe que ela não tem indicação para pânico nem ansiedade?

    Curtir

      • Em relação à depressão? Você usa outros remédios? Geralmente quem tem depressão tem TAG. Você está usando algum outro com wellbutrin? Eu usei por 10 anos venlafaxina e cortei. Sofri e sofro há 6 meses desde a última dose com crises de tristeza e ansiedade, mas não acho esse drama todo como leio aqui nos comentários. O wellbutrin não potencializou a ansiedade? Sucesso.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

