Como parar de tomar?

O desmame da Venlafaxina (Alenthus, Efexor, Novidat, Venlaxin, Venlift OD) pode causar muitos problemas se efetuado de maneira abrupta. Os efeitos da síndrome de descontinuação deste antidepressivo são particularmente agudos e difíceis de se superar.

Quanto maior o tempo de tratamento, isto é, por quanto mais tempo você a tenha tomado, maior será o período de retirada, que pode se estender por meses.

ATENÇÃO! Parar de tomar de uma vez pode trazer graves consequências! O método cold turkey (desmame súbito) pode causar uma sucessão de efeitos indesejados, tais como:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Boca seca
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz)
  • Obstipação intestinal (prisão de ventre)
  • Sudorese excessiva
  • Cefaleia (dores de cabeça)
  • Enxaqueca
  • Dores no peito
  • Dores musculares
  • Dores nas juntas
  • Fasciculação (espasmos musculares)
  • Parestesia (formigamentos na pele)
  • Fogachos (ondas de calor)
  • Fadiga
  • Bruxismo
  • Hipertensão
  • Dispneia (falta de ar)
  • Retenção urinária
  • Ocorrência de pesadelos e de sonhos vívidos
  • Insônia
  • Excesso de sonolência
  • Desorientação espacial
  • Prejuízo no equilíbrio e na coordenação motora
  • Síncopes (desmaios)
  • Perda de memória
  • Vertigens
  • Sensação de choques elétricos cerebrais
  • Apatia
  • Aumento da ansiedade
  • Transtornos de humor
  • Despersonalização
  • Depressão
  • Perda ou diminuição da libido (desejo sexual)
  • Disfunção erétil
  • Anorgasmia
  • Amenorreia (atraso ou falta de menstruação)

EDIT: Como muita gente que visita o blog fica preocupada com a duração do mal-estar e até mesmo com efeitos colaterais permanentes, eu digo: calma! Se você parou com a Venlafaxina de vez e manifestou algum daqueles sintomas, não se desespere, não vai durar para sempre!

É recomendável diminuir a dose aos poucos, reduzindo a quantidade administrada em intervalos longos (meses), preferencialmente sob orientação médica. Lembre-se que o remédio só pode ser adquirido com receita de um profissional.

Vou descrever brevemente minha experiência pessoal: Depois de dois anos e meio tomando a Venlafaxina na dosagem de 150 mg, baixei a 75 mg e depois a 37.5 mg em apenas um mês. No quarto dia já na dosagem de 37,5 mg meu mundo veio abaixo: vertigens, dores de cabeça, crises de choro. Para que você não passe pelo que passei, minha dica é: Procure escutar os sinais de seu corpo – eu mesmo senti alguns incômodos menores antes da big crise, mas não associei uma coisa à outra. Não tenha medo de retomar a dose anterior e só reduzi-la quando se sentir seguro. Acredite: ninguém melhor do que você para saber como e quando parar.

Há vários laboratórios que sintetizam e vendem a Venlafaxina no Brasil. Ela foi primeiro lançada pelo laboratório estadunidense Wyeth em 1993, comercializada sob os nomes Efexor, Effexor ou Trevilor, a depender do país.

No Brasil pode ser encontrada com os seguintes nomes: Cloridrato de Venlafaxina (Biosintética Aché), Novidat (Diffucap-Chemobras), Cloridrato de Venlafaxina (EMS), Venlaxin (Eurofarma), Cloridrato de Venlafaxina (Germed Pharma), Cloridrato de Venlafaxina (Legrand), Alenthus XR (Medley), Venlift OD (Torrent Pharma), Efexor XR (Wyeth).

Em Portugal, a título de curiosidade, é vendida com os seguintes nomes: Bitural, Desinax, Efexor, Efique, Genexin, Leritex, Pracet, Venxin, Xapnev, Zaredrop e Zarelix.

Como a droga é comumente vendida em três dosagens fixas – 37,5 mg, 75 mg e 150 mg –, pode haver necessidade de manipulação do interior das cápsulas para que se alcancem dosagens intermediárias.

O interior das cápsulas é semelhante em todos os medicamentos vendidos pelos diversos laboratórios: repleto de grânulos (bolinhas). Há como readequar a dosagem de várias maneiras: derramando as bolinhas sobre uma superfície lisa e retirando o excesso com uma folha de papel dobrada, por exemplo. Ou ainda utilizando uma balança de precisão para pesar a cápsula antes e depois. Se você for muito neurótico, pode contar a quantidade de bolinhas da cápsula e retirar o excesso com uma pinça. A cada semana pode reduzir o montante gradativamente, sem se submeter às doses fixas vendidas pelos laboratórios.

Capsula de Venlafaxina

Cápsula de Venlafaxina

Caso não se sinta confortável ou tema manipular o interior das cápsulas, pode optar por tomar a droga em intervalos mais longos do que o comum, e a cada dia alargar ainda mais o intervalo entre a ingestão de uma cápsula e outra. Grandes intervalos entre a ingestão de uma dose e da outra podem esbarrar, entretanto, em sintomas de descontinuação, devido à curta meia-vida da Venlafaxina (ela é absorvida e eliminada do corpo em poucas horas).

Em alguns casos é recomendável fazer o desmame aliado à introdução de um ISRS (Inibidor Seletivo de Recaptação da Serotonina) tal como a Fluoxetina (Prozac), que possui efeito similar (também age no aumento da concentração de serotonina no cérebro), mas que possui uma meia-vida (tempo de decaimento) maior do que a Venlafaxina, sendo sua retirada posterior muito menos penosa e problemática.

Conselho útil: planeje para que a última etapa do desmame – quando descer a zero – não coincida com um período atribulado de sua vida, em que você esteja sendo cobrado profissional ou emocionalmente. Caso venha a enfrentar algum efeito colateral, é melhor que o faça descansando, sem outras preocupações.

Além disso, esteja sempre cercado de amigos e familiares que possam lhe oferecer ajuda. Suportar sozinho os efeitos da abstinência da Venlafaxina pode se revelar uma marcha dolorosa.

Durante o desmame, mantenha uma dieta saudável, pratique exercícios físicos e beba bastante água. Embora não haja evidência científica, há inúmeros relatos em fóruns de pessoas que superaram a Venlafaxina com ajuda de complexos vitamínicos e cápsulas de óleo de peixe, que são fáceis de encontrar a um preço relativamente baixo.

Aviso: Procure orientação médica antes de iniciar o desmame da Venlafaxina.

1.305 opiniões sobre “Como parar de tomar?

  1. Amigos, fui usuária de Pistiq 100 mg por mais de 5 anos e parei. Aprimeira providencia que tomei foi passar de 100mg para 50 mg por um mes.
    Apesar de ser um remédio de ação controlada (aqueles que têm a capinha para ir fazendo efeito ao longo do dia) entendi que o que o meu corpo precisava era apenas da droga para sobreviver. Cortei ele ao meio por 15 dias. Para amenizar os efeitos, comecei a tomar uma semana antes florais de Saint Germain – Emergencial e uma fórmula de Algodão, Allium, Ameixa, Arnica, Boa Deusa, Cidreira, Coronarium, Loyus do Egito, Panicum e Saint Germain em Conhaque 30% e uma fórmula de fitoterápicos – Valeriana Officinalis, Passiflora, Erythrina Mullungu, Cimbopongon Citratus, todos Tintura Mãe 25ml. Tomei o quanto meu corpo precisava, 3, 4, 6 vezes ao dia. Para a arritmia tomei Popanolol 40 mg 2X ao dia e para o bumbo nos ouvidos Crataegus 300mg. A única coisa que não foi controlada foi a diarréia que durou uma semana e ás vezes dor de cabeça. Se colocarmos o objetivo em nossa mente, conseguimos!

    Curtir

  2. Olá, a Venlafaxina tem ótimo efeito, depende do problema. Para meu caso ela atua 100%. Quando tive a 1a. crise, ela já na primeira semana já fazia efeito, eu achava que ia morrer pois não tinha mais motivação nenhuma e aí ela tirou-me desse buraco

    Curtir

  3. Meu caso é semelhante, já tomo a mais de tres anos. Comecei com dosagem menor e já cheguei tomar até 225mg. Por varias vezes sofri com o efeito e pela falta da medicação. Tipo o medico tira licença e por falta da receita não tinha como comprar a medicação, mas logo q eu votava tomar eu melhorava. Eu sentia todos efeitos o disespero é enorme. Não me arrependo de ter tomado, pq enquanto eu fazia uso de 150mg ficava muito bem, sem panico,ansiedade e depressao. O problema e qdo acostumamos com a dosagem e o venlafaxina se torna insuficiente daí o psiquiatra aumentou para 225mg, melhorou pq ja não ligava com meu mundo de cor cinza, fiquei passada. Tipo nda me tirava do serio, nao me importava e nem sentia nda fisicamente ou emocionalmente. Por um tempo achei mto bom pois parei de sofrer, mas daí veio efeito das altas dosagens, suor gelado e pesadelos. Toda noite acordava umas 2 vezes assustada com os pesadelos e enxarcada, tinha q trocar pijama e roupa de cama de tanto suor e ao mesmo tempo sentindo mto frio. Durante as 225mg não conseguia nem chorar, podia um morrer do meu lado q nao caia uma lágrima. E tambem perdi totalmente a líbido. Daí eu chego a conclusão q se soubesse dessas coisas nunca teria nem iniciado a tomar. Mas a venlafaxina não tem só contras não, pois quando usamos uma dosagem correta e somos acompanhados por um psiquiatra regularmente nós conseguimos viver normalmente pois a doença esta controlada. Ja estou a uma semana sem medicação e quero parar de vez, pois quero mto ser mãe. Preciso parar com a medicação antes de engravidar…
    Por favor me adicione ao grupo whats, 35 991845076

    Curtir

  4. Oi tem alguém que tomou velafaxina que suspendeu a menstruação pq meu Ginecologista disse que poderia ser pelo antidepressivo isso procede. Eu tô tentando engravidar e eu tenho que fazer esse desmame. Fui diagnosticada com depressão e síndrome de pânico falo tratamento a 8anos e estava usando a sertralina e tenho 5meses com velafaxina antes estava tudo normal agora deste de fevereiro que fiquei assim.

    Curtir

    • Eu usei por 15 anos e meu médico está mudando para a vortioxetina. Não sei se é efeito da descontinuação de um e efeito do outro, mas não existe nada pior do que estou sentindo!

      Curtir

  5. A venlafaxina não é uma Brastemp. Ela tem um papel muito bom é uma crise de depressão e na ansiedade. É um remédio caro, mas eficaz.
    Depois, como toda droga, começa a ter efeitos colaterais. Ela suprime os sintomas das doenças a que se aplica e cria problemas secundários.
    Por isso, e bom ao começar o tratamento medicamentoso procurar uma boa terapia que ajude vc a ir em busca das causas dos Deus problemas. É com elas que vc precisa se haver pra se libertar do medicamento o quanto antes

    Curtir

  6. Nossa só tem lado negativo esse remédio? Ajuda em algo? Minha psiquiatra recomendou hoje é estou com medo de tomar, ela receitou 37,5mg por 7 dias e depois passar para 75mg, ela disse que o tratamento dura em torno de 9 meses. Fiquei com medo. Gostaria de alguma opinião se deu certo o venlafaxina.

    Curtir

  7. Amigos(as), faço uso de venlafaxina (venlifit os) 150 mg/ dia há mais de 6 anos e agora parei de “soco” e estou passando mal, muito mal…Receio que vou ter que voltar a usar, mas eu não queria, o custo está muito alto e a situação está crítica..
    Por favor, me add 048 991525676

    Curtido por 1 pessoa

  8. Gente essa ñ e a melhor droga q tanto leio nos sites, ao contrário li e reli. Mas se vc ñ toma por 2 dias vc no final mal. Ao contrário das outras drogas q demora um pouco mais. E como e caraaaaaaaaaaaa. Colegas por contra próprias tirei ela totalmente. Ñ faça isso q eu fiz pq e loucura. Mas ñ tenho dinheiro para compra essa droga. Vou me segurar e vou voltar pra sertralina que tomei por anos e estava muito bem. Força amiguinhos ACC whatts 11965709073 MOLINA

    Curtido por 1 pessoa

    • Timo há 7 anos…minha prle coça mto…descama…mãos …joelhos…e agr me apareceu um zumbido horrivel nos ouvidos… acompanhado de tremores nos dentes…e mta dor na lateral da face….estou louca pra parar de tomar mas tenho medo…não sei se consigo mais viver sem…😢

      Curtir

  9. Vendo Sertralina 50MG ( tenho uma caixa, pois parei de tomar… ) R$30,00
    Vendo Venlafaxina 75MG ( tenho duas caixas por mës para vender ) R$50,00 cada
    Vendo Bromazepan 3MG ( tenho 1 caixa por mës para vender ) R$30,00 cada

    Estou em Sao Paulo – Barra Funda, entrego em mãos. Ou mando por correio ( via frete )

    Curtir

  10. meu nome é cristiane,estou tomando este medicamento a bastante tempo , comecei com a dose de 150mg, depois passei para 75 e a duas semanas fui para 37,5.Estou me sentindo mais triste, desanimada e com vontade de chorar, também sem vontade de fazer qq coisa….. sera que preciso voltar a tomar 75?

    Curtido por 1 pessoa

    • Cristiane, tentei fazer uma vez essa redução e tive que voltar. Acho que como já lemos aqui, o ideal é ficar tempo maior numa pra passar pra menor… no caso 37,5

      Curtir

    • Negativo amiga ñ volte pq. Essa droga ela diferentes das outras tenha força. Vc vai conseguir. À 4 dias tirei totalmemente 300mg. Estou mal com todos os sintomas mas vou aguentar pq ñ quero mais essa droga. Vou voltar pra sertralina q tomei por vários anos e nunca me vez mal. Meu caso e diferente ñ posso parar aos poucos pq q já tentei o desmame mas todos os sintomas veio à tona, vou sofrer de uma vez só e volto pra sertralina. Este é o meu caso, e em relação a vc amiga, força tenha fé e vontade faça o desmame e largue dessa droga e só nós vicia e faz mal para o nosso bolso

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s