Como parar de tomar?

O desmame da Venlafaxina (Alenthus, Efexor, Novidat, Venlaxin, Venlift OD) pode causar muitos problemas se efetuado de maneira abrupta. Os efeitos da síndrome de descontinuação deste antidepressivo são particularmente agudos e difíceis de se superar.

Quanto maior o tempo de tratamento, isto é, por quanto mais tempo você a tenha tomado, maior será o período de retirada, que pode se estender por meses.

ATENÇÃO! Parar de tomar de uma vez pode trazer graves consequências! O método cold turkey (desmame súbito) pode causar uma sucessão de efeitos indesejados, tais como:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Boca seca
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz)
  • Obstipação intestinal (prisão de ventre)
  • Sudorese excessiva
  • Cefaleia (dores de cabeça)
  • Enxaqueca
  • Dores no peito
  • Dores musculares
  • Dores nas juntas
  • Fasciculação (espasmos musculares)
  • Parestesia (formigamentos na pele)
  • Fogachos (ondas de calor)
  • Fadiga
  • Bruxismo
  • Hipertensão
  • Dispneia (falta de ar)
  • Retenção urinária
  • Ocorrência de pesadelos e de sonhos vívidos
  • Insônia
  • Excesso de sonolência
  • Desorientação espacial
  • Prejuízo no equilíbrio e na coordenação motora
  • Síncopes (desmaios)
  • Perda de memória
  • Vertigens
  • Sensação de choques elétricos cerebrais
  • Apatia
  • Aumento da ansiedade
  • Transtornos de humor
  • Despersonalização
  • Depressão
  • Perda ou diminuição da libido (desejo sexual)
  • Disfunção erétil
  • Anorgasmia
  • Amenorreia (atraso ou falta de menstruação)

EDIT: Como muita gente que visita o blog fica preocupada com a duração do mal-estar e até mesmo com efeitos colaterais permanentes, eu digo: calma! Se você parou com a Venlafaxina de vez e manifestou algum daqueles sintomas, não se desespere, não vai durar para sempre!

É recomendável diminuir a dose aos poucos, reduzindo a quantidade administrada em intervalos longos (meses), preferencialmente sob orientação médica. Lembre-se que o remédio só pode ser adquirido com receita de um profissional.

Vou descrever brevemente minha experiência pessoal: Depois de dois anos e meio tomando a Venlafaxina na dosagem de 150 mg, baixei a 75 mg e depois a 37.5 mg em apenas um mês. No quarto dia já na dosagem de 37,5 mg meu mundo veio abaixo: vertigens, dores de cabeça, crises de choro. Para que você não passe pelo que passei, minha dica é: Procure escutar os sinais de seu corpo – eu mesmo senti alguns incômodos menores antes da big crise, mas não associei uma coisa à outra. Não tenha medo de retomar a dose anterior e só reduzi-la quando se sentir seguro. Acredite: ninguém melhor do que você para saber como e quando parar.

Há vários laboratórios que sintetizam e vendem a Venlafaxina no Brasil. Ela foi primeiro lançada pelo laboratório estadunidense Wyeth em 1993, comercializada sob os nomes Efexor, Effexor ou Trevilor, a depender do país.

No Brasil pode ser encontrada com os seguintes nomes: Cloridrato de Venlafaxina (Biosintética Aché), Novidat (Diffucap-Chemobras), Cloridrato de Venlafaxina (EMS), Venlaxin (Eurofarma), Cloridrato de Venlafaxina (Germed Pharma), Cloridrato de Venlafaxina (Legrand), Alenthus XR (Medley), Venlift OD (Torrent Pharma), Efexor XR (Wyeth).

Em Portugal, a título de curiosidade, é vendida com os seguintes nomes: Bitural, Desinax, Efexor, Efique, Genexin, Leritex, Pracet, Venxin, Xapnev, Zaredrop e Zarelix.

Como a droga é comumente vendida em três dosagens fixas – 37,5 mg, 75 mg e 150 mg –, pode haver necessidade de manipulação do interior das cápsulas para que se alcancem dosagens intermediárias.

O interior das cápsulas é semelhante em todos os medicamentos vendidos pelos diversos laboratórios: repleto de grânulos (bolinhas). Há como readequar a dosagem de várias maneiras: derramando as bolinhas sobre uma superfície lisa e retirando o excesso com uma folha de papel dobrada, por exemplo. Ou ainda utilizando uma balança de precisão para pesar a cápsula antes e depois. Se você for muito neurótico, pode contar a quantidade de bolinhas da cápsula e retirar o excesso com uma pinça. A cada semana pode reduzir o montante gradativamente, sem se submeter às doses fixas vendidas pelos laboratórios.

Capsula de Venlafaxina

Cápsula de Venlafaxina

Caso não se sinta confortável ou tema manipular o interior das cápsulas, pode optar por tomar a droga em intervalos mais longos do que o comum, e a cada dia alargar ainda mais o intervalo entre a ingestão de uma cápsula e outra. Grandes intervalos entre a ingestão de uma dose e da outra podem esbarrar, entretanto, em sintomas de descontinuação, devido à curta meia-vida da Venlafaxina (ela é absorvida e eliminada do corpo em poucas horas).

Em alguns casos é recomendável fazer o desmame aliado à introdução de um ISRS (Inibidor Seletivo de Recaptação da Serotonina) tal como a Fluoxetina (Prozac), que possui efeito similar (também age no aumento da concentração de serotonina no cérebro), mas que possui uma meia-vida (tempo de decaimento) maior do que a Venlafaxina, sendo sua retirada posterior muito menos penosa e problemática.

Conselho útil: planeje para que a última etapa do desmame – quando descer a zero – não coincida com um período atribulado de sua vida, em que você esteja sendo cobrado profissional ou emocionalmente. Caso venha a enfrentar algum efeito colateral, é melhor que o faça descansando, sem outras preocupações.

Além disso, esteja sempre cercado de amigos e familiares que possam lhe oferecer ajuda. Suportar sozinho os efeitos da abstinência da Venlafaxina pode se revelar uma marcha dolorosa.

Durante o desmame, mantenha uma dieta saudável, pratique exercícios físicos e beba bastante água. Embora não haja evidência científica, há inúmeros relatos em fóruns de pessoas que superaram a Venlafaxina com ajuda de complexos vitamínicos e cápsulas de óleo de peixe, que são fáceis de encontrar a um preço relativamente baixo.

Aviso: Procure orientação médica antes de iniciar o desmame da Venlafaxina.
Anúncios

1.930 opiniões sobre “Como parar de tomar?

  1. pessoal me adicionem no grupo, 14 988080699; Estou no quarto dia do desmame, e ontem tive crises horríveis e estou com medo, voltei a tomar mas diminui a dose! Tomo por quase 4 anos, mas quero parar apesar do medo de sentir depressão de novo

    Curtir

  2. Oi gente, tomei a venlafaxina 70mg por 5 meses, reduzi para 37,5 por 10.dias e parei.
    ( domingo -dia 10/06) fiquei bem ate terça. … mas na quarta feira surtei. Muita dor de cabeça, stress, respiração ofegante, patecia que eu ia morrer.
    Estou tomando passiflora para dormir, e voltei com a fluoxetina.
    Infelizmente acho que ja virei refem desses medicamentos.
    Mas acredito q a fluoxetina é o menos pior.
    Boa sorte a todos.
    Fiquem bem.

    Curtir

  3. Pessoal, bom dia.
    Faço tratamento há um tempo, e estou tentando fazer o desmame de venlafaxina há uns dez dias… o que tenho sentido, é um pouco mais de fome, e uma sensibilidade maior, o que me deixa mais vulnerável e predisposta à chorar à toa… Vocês acham que por quanto tempo posso sentir e estar suscetível à abstinência?

    Fisicamente, estou me sentindo bem melhor, do que qualquer do fiz a “troca” da medicação de 02 calmantes e fluoxetina pela venlafaxina.

    Curtir

  4. Eu estou em fase de abstinência, larguei de vez porque tinha que entrar com bupropiona, pois preciso, estou morrendo, fazem 3 dias que não consigo nem andar. Nunca mais na vida quero saber desse remédio, tomo a 3 anos e somente 37.5 mg, mas foi o que bastou pra acabar comigo agora nessa fase de desmame

    Curtir

  5. Me add no grupo? (11) 976113402
    parei de tomar 150 mg de um dia pro outro. SIM eu fiz isso faz quatro dias. Estou sentindo muito os efeitos colaterais, porém a venlafaxina me fez ficar estagnado. Indiferente. Lógico que estava me sentindo melhor… porém perdi muito de quem eu costumava ser, principalmente na parte sentimental… até sentir aquela tristeza saudável em certas situações me faz falta.
    Vou apostar em B12 e Folato… vou começar a tomar essa semana e esperar os efeitos colaterais sumirem e optar por algo novo que realmente faça mudar essa situação na minha vida.

    Curtir

  6. Tomo Venlifit 75mg a 1 ano e agora estou sem medicação a 3 dias. Estou sentindo um aperto(pressão )na cabeca. Estou preocupado e meu médico só tem data disponível daqui a 5 dias…o q faço pra melhorar esses sintomas?

    Curtir

  7. Olá! Tomo venlaxin há 3 anos. Passei pelo 150mg e há 2 anos estou no 75mg. Desde que comecei a tomar (junto com zolpodem para dormir) me sinto bem mais cansada, com muita dificuldade de levantar pela manhã. Não sei se é efeito dos remédios. Por favor me adicione no grupo (14) 991116684. Obrigada.

    Curtir

  8. Gostaria de perguntar pra vcs qual o motivo de vcs quererem parar com a venlafaxina?
    Ano passado eu tentei parar pq me sentia anestesiada demais, queria “sentir a vida”. Como exemplo, eu pulei de paraquedas, vi todo mundo surtando de empolgação ou medo, e eu ficava só “ah tá…”. Pulei e na queda livre ficava “ah taá.. bonito”. Poxa.
    Aí tentei tirar ano passado (com acompanhamento, direitinho), minha depressão voltou igual uma avalanche. Eu já tomava a 8 anos. Foi horrível. Nem cheguei a tirar todo o remédio. Voltei pros 150mg. Esse ano outro psiquiatra+cardio resolveram tirar por causa do efeito colateral da hipertensão. jÁ só hipertensa e minha pressão estava descontroladíssima, do tipo AVC a qualquer momento. média de 18/14 (mtos historicos de familia de avcs e infarto + ja sou hipertensa a 20 anos. tenho 35) . Fui diminuindo a dose e parei. Estou com diarreia/fotossensibilidade/irritaçao/etc a mais de mês. E me sentindo mal com a depressão voltando. Não to acreditando que tem gente que melhora desses sintomas em 1 semana… e aguenta os sintomas + a depressão voltando? qual a lógica? acho que prefiro ter pressão alta.

    já trocaram a venlafaxina por outro? qual?

    Curtir

    • Tomava a Venlafaxina por um ano, e meu médico diminui a dose aos poucos e hoje faz três dia que estou sem, totalmente descontrolada, choro sem parar, não consigo ficar em pé só deitada, tenho todos os sintomas que estão escritos ali em cima, menos diarréia,a sensação que eu tenho é de desespero por falta da medicação, eu não sei o que fazer… Me sinto sozinha…

      Curtir

      • Retomando tomei a venlafaxina 37,5 75 e depois 150 mg, por um ano e hoje faz 3 dias que estou sem o médico reduziu até parar definitivamente, mas os sintomas são horríveis, estou muito mal, alguém saberia me informar se passa mesmo, estou o tempo todo deitada não consigo fazer nada de tanto mal estar, enjôo,tonturas,parece você está recebendo choques na cabeça,choro o tempo todo,gente eu quero me livrar desse remédio e desses sintomas… 😢😢

        Curtir

  9. Quanto mais tempo a gente tomou, pior é pra tirar? Ou é impressão?? :~~
    Vejo pessoas falando que com 1 semana tá melhor… mas noooossa eu péssima tem mais de mês!! tomei por 9 anos.. 150mg, e em um certo período 300mg.. o grupo do whats tá ativo? poderiam me add? 62 991929595 obrigda…

    Curtir

  10. Ola boa noite, me chamo Ricardo e estou parando de tomar a venlaxina, será que por favor poderiam me adicionar no grupo ou me orientar em como ser adicionado? Muito obrigado!!! Meu Zap é 11 956000174

    Curtir

    • vc não ta tomando nada pra insônia? se eu não tomar eu não durmo mesmo… e a vida não pode parar..! pq tem gente que melhora com 1 semana? quanto mais tempo tomamos, pior pra tirar? tb to com insônia, diarreia, fotossenssibilidade absurda, dor de cabeça o dia inteirinho, enjoo, vomito, irritação… batedeira, meu coração quer sair pela boca de 10 em 10 min, fico tossindo tamanha a batedeira… me deu uma irritação absurda ontem, como se eu tivesse q viver com pior qualidade de vida sem esse remédio, desespero, vontade de chorar .. putz. não parece que vai passar

      Curtir

    • vc não ta tomando nada pra insônia? se eu não tomar eu não durmo mesmo… e a vida não pode parar..! pq tem gente que melhora com 1 semana? quanto mais tempo tomamos, pior pra tirar? tb to com insônia, diarreia, fotossenssibilidade absurda, dor de cabeça o dia inteirinho, enjoo, vomito, irritação… batedeira, meu coração quer sair pela boca de 10 em 10 min, fico tossindo tamanha a batedeira… me deu uma irritação absurda ontem, como se eu tivesse q viver com pior qualidade de vida sem esse remédio, desespero, vontade de chorar .. putz. não parece que vai passar

      Curtir

  11. Faz quase um ano q parei de tomar venla. Geralmente a abstinência demora 2 semanas… no meu caso, com uma semana ja estava melhor. Voltei a sentir emoções, alegria, tristeza e até vontade de chorar rsrs coisa q não conseguia fazer quando tomava o remédio. Recomendo muito fazer atividade física, pois foi muito importante pra mim. No mais, Boa sorte a todos.

    Curtir

  12. Cheguei aos 225 mg da venlafaxina, mas depois de qse três anos, vejo que os efeitos colaterais dela estão piores do que os “benefícios”. Fui reduzindo por conta e agora estou 3 dias sem tomar. Estou sofrendo bastante, mas quero me livrar disso, não me sinto mais deprimida e a psiquiatra só vai me dando receita atrás de receita. Vi que outros colegas aqui tb ganharam mto peso, no meu caso mais de 20 kg. Queria saber qto tempo isso dura

    Curtir

    • Eu engordei 13 kg rapidamente Thais. Cheguei a 150mg e hoje estou ha quase 2 semanas tomando 37,5 dia sim dia não. Quero muito me livrar dele também. Os médicos tem essa mania de enfiarem remédio na gente… Depois de muito tempo voltei pra academia e isso tem me ajudado muito. Minha médica insiste em dizer que esse medicamento não engorda mas conheço muuuuuuita gente relatando aumento de peso.

      Curtir

  13. Depois que começei a usar o venlift 75mg,
    quando o efeito vai passando, “a tal meia vida”, sinto uma coisa estranha na cabeça, como se o cérebro sacudisse. Sinto muito isso no meio da noite e de manhã quando acordo.É muito desagradável. Meu médico disse que é problema da minha cabeça e não do remédio.
    E quando esqueço de tomar piora muito chegando a ficar insuportável.
    Tenho certeza que é efeito do remédio ou a falta dele.
    Infelizmente, necessito continuar tomando. Tenho labirintite e o venlift consegue controlar as crises.
    Tenho alguns dos sintomas que a maioria das pessoas cita aqui nos comentários: zumbido, ganho de peso, suor excessivo, além das sacudidas no cérebro, esse, o pior deles.
    Gostaria muito de parar de tomar, mas não vejo saída.

    Curtir

  14. Tomo antidepressivos desde os 17 anos e hoje com 33 anos, fiquei somente com o venlafaxina 150 mg, mas não estou bem, ja uso ele a uns 3 anos, ele me tirou da depressao, tirou com a mao, voltei a viver. Mas agora, estou agitado demais, ansiosíssimo e nervoso. Acredito que vou ter que procurar um medico e mudar a medicação. Se tiver um grupo no Whatsapp, meu num é 43 9 9651-5900.
    Até…

    Curtir

  15. Bom dia, faço uso da venlafaxina a quase 3 anos
    Quero parar nas tentativas infelizes tive muitos efeitos colaterais
    Venho aqui para poder buscar talvez meios que ajudem
    Se há um grupo gostaria de ser adicionada
    14 991409393

    Curtir

  16. Boa noite, eu gostaria muito de participar do Grupo.
    013 981288130. por favor me adicionem.

    Estou agora no quarto dia de abstinência do VENLIFT OD 75mg, após dois anos de uso continuo por ja ter pânico a vinte anos e agora voltou um pouco com o “stress” da vida. Nos primeiros dois dias fiquei muito lento e pesado e sem cabeça boa para trabalhar, mas ainda de boa. Nas últimas 24hs é que piorou. Insônia forte e mal estar qdo deitava. Tomei um Frontal e piorou para dormir. Parece que potencializou o efeito. Na madrugada doquinto dia hoje decidi tomar meia dose de Venlift OD (37mg) para amenizar um pouco. Apesar ainda com a cabeça lesada, eu dormi muito melhor. Agora vou tentar não tomar mais, vamos ver se ameniza. Vou relatar a seguir aqui.

    Curtir

    • Completando : Hoje tenho 47 anos e nos últimos 2 anos e meio engordei 40 quilos ja estando com o uso do Venlift OD 75mg. Pretendo lutar agora para perder esse peso.

      Curtir

  17. Olá! Tomo o Efexor há mais de um ano. Estou engordando muito. Estou há dois dias sem tomar e já sinto os efeitos. Estou pensando em
    substituir pela Fluoxetina, pois com ela um tempo conseguir não comer tanto. O que vcs acham? Consigo fazer essa troca sem sofrer muito o efeito venlafaxina?

    Curtir

  18. Tomei a venlafaxina por 2 anos. Foi importante para me curar do pânico… MAS…Engordei, perdi memória, desejo sexual, não sentia tristeza, mas tbm não sentia felicidade, totalmente sem emoções. Decidi parar de tomar pois não era mais Eu. Fiquei 01 semana com sintomas terríveis. Choques pelo corpo, tonturas, enjoo, flutuando, mas resisti firme e me libertei… Depois de 10 dias me sinto novamente EU, Feliz!! Sim, é possível se libertar da venlafaxina!!!

    Curtir

    • Olá, gostaria de participar do grupo do whats, pois estou buscando a melhor solução para o desmame desse remédio. Comecei com 75mg e logo fui para 150mg. Quando acabou a caixa, resolvi tentar parar e em três dias comecei a passar mal, com fortes tonturas, diarréia e crises de choro fortes. Hj estou tomando de 75mg, consegui diminuir com,o médico, porém estou sentindo forte a mudança, por isso decidi ir devagar para não desequilibrar e ficar em depressão pior que antes. Mas se tiver algum tratamento de homeopatia ou floral que ajude a parar, gostaria de tentat, vou procurar saber mais. Obrigada

      Curtir

  19. Só esclarecendo.
    Temos um grupo no whatssap a partir do blog porém não tem a ver c o blog.
    O grupo é compsto somente por pessoas q estão em tratamento c algum tipo te transtorno, como depressão,ansiedade, pânico. É um grupo maravilhoso onde tds se ajudam, mas como eu disse não tem a ver c o blog, nos conhecemos através do blog e criamos um gruoo.
    Caso alguém esteja precisando de ajuda, passando tbm pelo tratamento, me chame no whatssap e te adicionamos ao grupo, mas sobre o assunto do blog em si não saberei dar informações, embora ele esteja super bem detalhado.
    No grupo a maioria usa o Venlafaxina, alguns desvenlafaxina, Escitalopran e outros.
    Meu Zap é 14 99776 7678

    Curtir

  20. Estou tomando Venlafaxina a 25 dias o efeito foi muito bom….mas tem uma semanas q começou um zumbido na minha que não passa é um piiiiiiiiiiii horrível. alguém passou por isso?

    Curtir

  21. Olá! Fiz uso da venlafaxina por aprox. 5 anos. Reduzi a dose para o mínimo, 37,5, e já estou há 5 dias sem tomar. A impressão que tenho é que os sintomas da abstinência pioraram 😥, especialmente as náuseas e sensação de choques cerebrais. Mas estou resolvida a parar definitivamente!

    Curtido por 1 pessoa

  22. Olá, tomo venlafaxina 150 mg a 13 anos e não consegui superar a depressão. Minha médica está relutando comigo para trocar de medicação, pois acho que são anos tomando a mesma coisa e não ter o resultado esperado.
    Alguém pode me ajudar?

    Curtido por 1 pessoa

  23. Olá, faço uso da Venlafaxina ha 5 meses. Resolvi parar por conta própria ha 3 dias, e só agora encontrei esse blog e vi que deveria ter parado aos poucos. Estou sofrendo com os efeitos colaterais da falta do uso.
    Agora que ja estou a 3 dias sem, o que deveria ser melhor, continuar sem tomar e sofres a consequências por mais tempo, ou voltar com doses menores?

    Curtir

    • Geralmente a abstinência dura em torno de 7 dias. Eu demorei um ano fazendo desmame. Se eu fosse vc, como ja está 3 dias sem, tentava parar de uma vez. Se não conseguisse eu faria o desmame aos poucos. Mas lembre os primeiros dias são os mais difíceis.

      Curtir

      • Vinicius, 7 dias é a média pra quem tomou por quanto tempo? isso influi, certo? o tempo q vc tomou…?? eu tomei a 9 anos e tem 1 mês q to nos sintomas horriveis, não melhora :~

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s