Como parar de tomar?

O desmame da Venlafaxina (Alenthus, Efexor, Novidat, Venlaxin, Venlift OD) pode causar muitos problemas se efetuado de maneira abrupta. Os efeitos da síndrome de descontinuação deste antidepressivo são particularmente agudos e difíceis de se superar.

Quanto maior o tempo de tratamento, isto é, por quanto mais tempo você a tenha tomado, maior será o período de retirada, que pode se estender por meses.

ATENÇÃO! Parar de tomar de uma vez pode trazer graves consequências! O método cold turkey (desmame súbito) pode causar uma sucessão de efeitos indesejados, tais como:

  • Náusea
  • Diarreia
  • Perda de apetite
  • Boca seca
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz)
  • Obstipação intestinal (prisão de ventre)
  • Sudorese excessiva
  • Cefaleia (dores de cabeça)
  • Enxaqueca
  • Dores no peito
  • Dores musculares
  • Dores nas juntas
  • Fasciculação (espasmos musculares)
  • Parestesia (formigamentos na pele)
  • Fogachos (ondas de calor)
  • Fadiga
  • Bruxismo
  • Hipertensão
  • Dispneia (falta de ar)
  • Retenção urinária
  • Ocorrência de pesadelos e de sonhos vívidos
  • Insônia
  • Excesso de sonolência
  • Desorientação espacial
  • Prejuízo no equilíbrio e na coordenação motora
  • Síncopes (desmaios)
  • Perda de memória
  • Vertigens
  • Sensação de choques elétricos cerebrais
  • Apatia
  • Aumento da ansiedade
  • Transtornos de humor
  • Despersonalização
  • Depressão
  • Perda ou diminuição da libido (desejo sexual)
  • Disfunção erétil
  • Anorgasmia
  • Amenorreia (atraso ou falta de menstruação)

EDIT: Como muita gente que visita o blog fica preocupada com a duração do mal-estar e até mesmo com efeitos colaterais permanentes, eu digo: calma! Se você parou com a Venlafaxina de vez e manifestou algum daqueles sintomas, não se desespere, não vai durar para sempre!

É recomendável diminuir a dose aos poucos, reduzindo a quantidade administrada em intervalos longos (meses), preferencialmente sob orientação médica. Lembre-se que o remédio só pode ser adquirido com receita de um profissional.

Vou descrever brevemente minha experiência pessoal: Depois de dois anos e meio tomando a Venlafaxina na dosagem de 150 mg, baixei a 75 mg e depois a 37.5 mg em apenas um mês. No quarto dia já na dosagem de 37,5 mg meu mundo veio abaixo: vertigens, dores de cabeça, crises de choro. Para que você não passe pelo que passei, minha dica é: Procure escutar os sinais de seu corpo – eu mesmo senti alguns incômodos menores antes da big crise, mas não associei uma coisa à outra. Não tenha medo de retomar a dose anterior e só reduzi-la quando se sentir seguro. Acredite: ninguém melhor do que você para saber como e quando parar.

Há vários laboratórios que sintetizam e vendem a Venlafaxina no Brasil. Ela foi primeiro lançada pelo laboratório estadunidense Wyeth em 1993, comercializada sob os nomes Efexor, Effexor ou Trevilor, a depender do país.

No Brasil pode ser encontrada com os seguintes nomes: Cloridrato de Venlafaxina (Biosintética Aché), Novidat (Diffucap-Chemobras), Cloridrato de Venlafaxina (EMS), Venlaxin (Eurofarma), Cloridrato de Venlafaxina (Germed Pharma), Cloridrato de Venlafaxina (Legrand), Alenthus XR (Medley), Venlift OD (Torrent Pharma), Efexor XR (Wyeth).

Em Portugal, a título de curiosidade, é vendida com os seguintes nomes: Bitural, Desinax, Efexor, Efique, Genexin, Leritex, Pracet, Venxin, Xapnev, Zaredrop e Zarelix.

Como a droga é comumente vendida em três dosagens fixas – 37,5 mg, 75 mg e 150 mg –, pode haver necessidade de manipulação do interior das cápsulas para que se alcancem dosagens intermediárias.

O interior das cápsulas é semelhante em todos os medicamentos vendidos pelos diversos laboratórios: repleto de grânulos (bolinhas). Há como readequar a dosagem de várias maneiras: derramando as bolinhas sobre uma superfície lisa e retirando o excesso com uma folha de papel dobrada, por exemplo. Ou ainda utilizando uma balança de precisão para pesar a cápsula antes e depois. Se você for muito neurótico, pode contar a quantidade de bolinhas da cápsula e retirar o excesso com uma pinça. A cada semana pode reduzir o montante gradativamente, sem se submeter às doses fixas vendidas pelos laboratórios.

Capsula de Venlafaxina

Cápsula de Venlafaxina

Caso não se sinta confortável ou tema manipular o interior das cápsulas, pode optar por tomar a droga em intervalos mais longos do que o comum, e a cada dia alargar ainda mais o intervalo entre a ingestão de uma cápsula e outra. Grandes intervalos entre a ingestão de uma dose e da outra podem esbarrar, entretanto, em sintomas de descontinuação, devido à curta meia-vida da Venlafaxina (ela é absorvida e eliminada do corpo em poucas horas).

Em alguns casos é recomendável fazer o desmame aliado à introdução de um ISRS (Inibidor Seletivo de Recaptação da Serotonina) tal como a Fluoxetina (Prozac), que possui efeito similar (também age no aumento da concentração de serotonina no cérebro), mas que possui uma meia-vida (tempo de decaimento) maior do que a Venlafaxina, sendo sua retirada posterior muito menos penosa e problemática.

Conselho útil: planeje para que a última etapa do desmame – quando descer a zero – não coincida com um período atribulado de sua vida, em que você esteja sendo cobrado profissional ou emocionalmente. Caso venha a enfrentar algum efeito colateral, é melhor que o faça descansando, sem outras preocupações.

Além disso, esteja sempre cercado de amigos e familiares que possam lhe oferecer ajuda. Suportar sozinho os efeitos da abstinência da Venlafaxina pode se revelar uma marcha dolorosa.

Durante o desmame, mantenha uma dieta saudável, pratique exercícios físicos e beba bastante água. Embora não haja evidência científica, há inúmeros relatos em fóruns de pessoas que superaram a Venlafaxina com ajuda de complexos vitamínicos e cápsulas de óleo de peixe, que são fáceis de encontrar a um preço relativamente baixo.

Aviso: Procure orientação médica antes de iniciar o desmame da Venlafaxina.

2.050 opiniões sobre “Como parar de tomar?

  1. Ei pessoal! To tomando venlafaxina desde 2021 pra tratar ansiedade e comecei o desmame agora, tá sendo bem chatinho rs. Muita náusea, tontura, uma sensação de confusão mental… Mas to sobrevivendo, acredito que seja pq to inserindo a bupropiona junto com o desmame da venla, aí não tá sendo tãããão horrível assim. E to sob supervisão da psiquiatra também, caso dê algum problema vou procurar outras alternativas pra desmamar kkk. Não recomendo parar abruptamente e sem consultar psiquiatra, gente. Esse medicamento tem efeito colateral demais, credo.

    Curtir

    • Também estou desmamando deste remédio horrível.
      Estou tomando Dramim B6 para ajudar nesta fase e ajuda um pouco nos sintomas do tipo tonteira e enjoo. Vonau também ajuda no enjoo.

      Curtir

  2. Tomei esse maldito remédio somente por um mês. Resolvi parar com tudo no dia 24 de novembro de 2021. Estou a 40 dias sofrimento sem fim. Uma pressão na cabeça quentão passa. 40 dias com essa pressão. Estou em desespero total, ao mesmo tempo não quero voltar a tomar esse maldito remédio. Será a eh possível ficar tanto tempo assim com essa efeitos colaterais? Acho q desenvolvi tag tb. Não sei mais o que fazer

    Curtir

  3. Comecei o tratamento com venlaxina já tem uns 7 meses e estou fazendo o desmame e a troca para outro medicamento, o DAFORIN. Estou fazendo a troca pois comecei a engordar. Passei de 67kg para 74kg em 7 meses. 😭 Meu intestino que sempre foi regulado, começou a da constipação. Não sei se estou só engordando ou também retendo muito líquido. Procuro fazer exercícios e dieta, mas não adianta, depois que aumentei a dose do venlaxina, meu peso não abaixa mais.
    Estava tomando o venlaxina de 75mg e depois de 3 meses aumentou a dose para 150mg. Para fazer a troca, primeiro comecei a tomar o 1 comprimido de DAFORIN e 1 de venlaxina de 150 mg ao dia por um mês. Para o desmame e troca de medicação, aumentei para 2 comprimidos de DAFORIN (40 MG) e 1 comprimido venlaxina de 75mg e 1 de 37,5mg por 15 dias. Agora tenho que tomar por 15 dias 2 DAFORIN e 1 comprimido venlaxina de 75 MG. Por ultimo, por mais 15 dias, tenho que tomar 2 DAFORIN e 1 comprimido venlaxina de 37,5mg. Passado 15 dias posso tirar o venlaxina e tomar só o DAFORIN até completar 1 ano de tratamento. O que tenho sentido foi sonolência e sempre que mudo a dose fico com dificuldade para iniciar a micção, sinto que estou retendo líquido, ficou um pouco estressado mais nada anormal, somos estranhos, e estou dando “fome” durante a noite, bem tarde, suando bastante. Será que o desmame está bom ou está rápido demais? Até agora não senti nenhum sintoma significativo que me atrapalhei, está tranquilo. Meu único medo e terminar o tratamento e voltar tudo de novo.

    Curtir

    • Boa noite a todos, primeiramente gostaria de agradecer por existir uma página como essa para compartilharmos experiências! Ao ler a de muitas pessoas senti vontade de contar minha história também espero que agregue para alguém ♡ estou lutando com a depressão há 3 anos e a 2 anos fazendo uso de antidepressivos comecei tomando fluoxetina 150mg por não ver melhora (6 meses tomando) troquei de médico que me passou o escitalopram 150mg também (tomei por 5 meses mais ou menos) nesse meio tempo não sentia que funcionava e estava engordando sem parar engordei quase 30 quilos em 1 ano!!! Então minha psiquiatra passou o bupropiona 150mg… ela me sugeriu mudar a medicação e passei a tomar a venlafaxina iniciei em 75mg e cheguei a 225mg, tomei por mais de um ano … no final de dezembro de 2020 decidi parar … com a ajuda dela fui diminuindo a medicação a cada 10 dias … me sentia muito mal … mas nada se comparava a retirada total do medicamento, no 2o dia achei que ia morrer tendo um infarto, estou sentindo na luta … atualmente estou a 6 dias sem o remédio … tem sido muito difícil principalmente com o enjoo que tem sido o mais difícil de suportar, parece que vou vomitar o tempo inteiro… vou continuar lutando .. ainda sigo tomando a bupropiona por conselho da médica… mas irei me livrar daqui a pouco também… já que estou sofrendo tanto com a venfalaxina acredito que sofrer mais um pouco não será nada … vamos seguindo com força e determinação ! Para aqueles que acreditam … fé em Deus que esse momento ruim vai passar. Toda vez que penso em desistir lembro que já venci 6 dias então penso em aguentar até o fim do dia … espero em consiga me livrar completamente dos sintomas da abstinencia em até 2 semanas e sem rebote!!! Desejo o mesmo a todos … força… iremos conseguir … um dia de cada vez

      Curtir

  4. Olá pessoal! Jesus amado!! A neurologista prescreveu para minha enxaqueca. Só que eu fui descobrindo que ao esquecer de tomar, o negócio ficava feio pro meu lado. Uma vez estava quase acabando então decidi tomar dia sim dia não até chegar a consulta. Misericórdia!! não sabia que era pela droga o mal que estava sentindo, achei que ia ter um avc. Mas então ela disse que eu não podia tomar assim que era para eu ir ao posto de saúde quando não conseguisse consulta com ela e pegar receita. Meu Deus, eu não quero ficar dependente disso não. entrei para o sétimo mês, ontem esqueci de tomar pela manhã e então não quis tomar quando lembrei a noite. Mas só neste intervalo eu vi o quanto já estou dependente. Insônia, pesadelo, cabeça ruim, e já levantei tomando. Por isso resolvi procurar como desmamar disso. Mas pelo que estou vendo o trem é muito pior que imaginava. Eu vou tentar tirar dia sim e dia não novamente até chegar minha consulta com ela. Oh Jesus…

    Curtir

  5. Por favor me adicionem no grupo do zap
    Iniciei o desmame e estou assustada
    Meu mediico disse para diminuir de 150g para 75g por 15 dias e depois parar totalmente e iniciar o Brintelix.
    Estou com medo .
    Obrigada

    (11)995595777

    Curtir

  6. Oi, estou iniciando o processo de desmame. Mesmo com a dosagem de 37,5mg (fiquei 3 anos tomando 75mg), estou achando muito difícil. Pensei em ficar um dia por semana sem tomar, em seguida, na segunda semana ficaria dois dias sem tomar e iria assim gradativamente até acabar. Mas estou insegura. Queria ouvir outros depoimentos ou mesmo participar do grupo do WhatsApp. Pode me inserir no grupo? +33 (0)6 66 28 91 99. Obrigada, Claudia

    Curtir

    • Olá, estou há mais de 1 ano fazendo o desmame, vou tirando sempre ¼ e tomo no mínimo 3 a 4 meses pra depois diminuir novamente….. E estou indo muito bem!! Tomei 75mg + 37,5 mg por mais de 2 anos e ano passado iniciei desmame, essa semana iniciei 14 mg e até final do ano , em dezembro, já zero!!! E tenho certeza que vai dar certo!! Entrei agora com fórmula fitoterápicos pra dar suporte, até o final do desmame, só pra garantir mais tranquilidade. Não tenha pressa, quando fiz meu 1° desmame anos atrás, foi tirado em menos de 2 meses e tive rebote, minha depressão veio pior e aí teve que aumentar a dose e ficar mais tempo tomando. Agora estou bem feliz por estar me despedindo da minha amiga Venlafaxina!!! Abraços

      Curtir

      • Olá Cléo, espero que esteja bem. Como eu tomava 75 + 37,5 mg, tirei o de 37,5 e fiquei por 4 meses, aí mandei manipular ¼ de 75mg e ia tomando por 4 meses….foi um desmame muito longo. Mas infelizmente, nem 3 meses após parar pela 2 vez, pois já havia feito um desmame anterior, começou a voltar minha depressão, de forma diferente das outras vezes, mas voltou. Então fui num neurologista, ele me receitou a desvemlafaxina de 50 mg e cá estou a tomar 1 por dia, já faz um ano. E estou ótima. O psiquiatra que fui na minha 1ª e 2ª crise disse-me que se eu tinha retorno de depressão, meu problema então era neurológico, físico, tipo estava faltando hormônios serotonina e noradrenalina , nem sei se escrevi direito e se são esses mesmos, que meu corpo não estava produzindo e que eu talvez iria usar para sempre, que era para eu ter o remédio como amigo…..bom, 5entei me livrar mas não consegui. Mas estou feliz pela desvenlafaxina me deixar como eu era antes da depre…… O neuro já falou que posso desmamar para 30 mg, mas como vim morar em Portugal, aqui não conseguiria mandar manipular … Enfim, se eu soubesse que iria ter nova crise, teria ficado com os menos de 10 mg que tomava antes no desmame e que estava hiper bem com ele …. Boa sorte, espero ter ajudado de alguma forma. Abraços. Magali

        Curtir

    • Boa noite preciso de ajuda estou fazendo o desmame venlaxina e queria saber mais pra me ajudar a combater os sintomas horrível que to sentindo. Zap 69984092273

      Curtir

    • Olá, você fez o desmame lentamente?? Ou parou de uma vez?? Estou há 1 ano fazendo o desmame, vou tirando sempre ¼ e tomo no mínimo 3 a 4 meses pra depois diminuir novamente….. E estou indo muito bem!! Tomei 75mg + 37,5 mg por mais de 2 anos e ano passado iniciei desmame, essa semana iniciei 14 mg e até final do ano , em dezembro, já zero!!! E tenho certeza que vai dar certo!! Entrei agora com fórmula fitoterápicos pra dar suporte, até o final do desmame.

      Curtir

  7. Oi! Bom dia,
    Me chamo Claudia e tenho 54 anos.
    Desde muito nova, sofria de ansiedade, porem, nunca fui diagnosticada e vivia um inferno. A cada crise, tinha a certeza de que seria meu ultimo dia de vida, ja casada e com 3 criancas pequenas, saia de carro e deixava um bilhete no console Contendo meu nome, endereco e telefones de minha familia, tinha medo de morrer e ninguem cuidar dos meus filhos na rua…tinha vicios, tipo estacionar o carro de re, se tivesse uma crise seria facil ir embora correndo, td era dificil, vcs devem saber disso.
    Em 2007 finalmente fui diagnosticada e iniciei um tratamento com prozac. Foi perfeito, perdi meus medos, minha angustia, enfim vivi em paz. Em 2012 tive um cancer de mama e tomava tamoxifeno, nao compativel com o prozac, foi quando migrei para o efexor., isso ja faz quase 7 anos. Gostaria muito de me livrar do remedio, recebtemente viagei para a Australis e esqueci os remedios num hotel, fiquei 3 dias sem a medicacao, foi um filme de terror, tive que agendar uma consulta num medico para conseguir a receita e compra-lo. Sera q apos tantos anos de tratamento consiguirei um dia o desmame? Minha dose nunca excedeu 75 mg/dia

    Curtir

    • Olá, estou há 1 ano fazendo o desmame, vou tirando sempre ¼ e tomo no mínimo 3 a 4 meses pra depois diminuir novamente….. E estou indo muito bem!! Tomei 75mg + 37,5 mg por mais de 2 anos e ano passado iniciei desmame, essa semana iniciei 14 mg e até final do ano , em dezembro, já zero!!! E tenho certeza que vai dar certo!! Entrei agora com fórmula fitoterápicos pra dar suporte, até o final do desmame, só pra garantir mais tranquilidade. Não tenha pressa, quero fiz meu 1° desmame anos atrás, foi tirado em menos de 2 meses e tive rebote, minha depressão veio pior e aí teve que alimentar a dose e ficar mais tempo tomando. Agora estou bem feliz por estar me despedindo da minha amiga Venlafaxina!!! Abraços

      Curtir

  8. Boa noite!
    Estou no sexto dia da primeira etapa do desmame que será feito de 37,5 em 37,5 (tomava 150mg no total).
    Sinto-me pessima e tb gostaria de participar do grupo caso o tenha. Meu número eh 11 99349-7158.
    Gabriela

    Curtir

    • Olá, estou há 1 ano fazendo o desmame, vou tirando sempre ¼ e tomo no mínimo 3 a 4 meses pra depois diminuir novamente….. E estou indo muito bem!! Tomei 75mg + 37,5 mg por mais de 2 anos e ano passado iniciei desmame, essa semana iniciei 14 mg e até final do ano , em dezembro, já zero!!! E tenho certeza que vai dar certo!! Entrei agora com fórmula fitoterápicos pra dar suporte, até o final do desmame, só pra garantir mais tranquilidade. Não tenha pressa, quando fiz meu 1° desmame anos atrás, foi tirado em menos de 2 meses e tive rebote, minha depressão veio pior e aí teve que aumentar a dose e ficar mais tempo tomando. Agora estou bem feliz por estar me despedindo da minha amiga Venlafaxina!!! Abraços

      Curtir

  9. Eu estava no grupo do whats mas parece que não estão mais adicionando.. vou criar um já que nao me adicionaram de novo 65 999725582 mandem msg pra mim pra adiconar no novo grupo.

    Curtir

  10. Pessoal, quero contar a minha história.
    Em janeiro de 2016 tive um colapso mental (ansiedade e depressão) que me impossibilitou de ir trabalhar por dois meses. Neste período, comecei a fazer o uso de anti-depressivos de outra classe, que não a da venlafaxina.
    Nada resolvia e eu continuava a me sentir mal. No meio de 2016, comecei a tomar venlift OD e foi um medicamente muito bem aceito por mim. Comecei a me sentir melhor. Mas, com o tempo, ele meio que parou de fazer efeito e aumentamos a dose. Enfim, passei a tomar 225mg de venlafaxina, além de outros remédios.
    Um dia fiquei sem, e então meu mundo caiu: não conseguia fazer mais nada pelos dias que sucederam a ausência do remédio. Todos os sintomas já conhecidos: formigamentos, pesadelos, choques na cabeça, tontura, insônia, hipersensibilidade à luz. Foi terrível. Aí eu comecei a ver o quão dependente estava do remédio.
    Minha psiquiatra me deu uma super bronca por ter parado, porque, como sabemos, não podemos fazer isso subitamente. Expliquei a ela a minha insatisfação ao perceber que estava totalmetne dependente do remédio. Então, diminuímos a dose para 150mg.
    Enfim, o tempo foi passando e eu queria muito parar de tomá-lo. Então, em outubro de 2017, comecei a tirar 5% das bolinhas todos os meses. Eu abri uma cápsula, contei a quantidade de bolinhas e passei a tirar a quantidade específica. Tirando 5% por mês, em 20 meses eu tiraria tudo.
    Mas, por teimosia, comecei a tirar um pouco mais há pouco tempo. E, semana passada, cortei o remédio por completo.
    Hoje é o 7o. dia sem o remédio e estou com um pouco de tontura, tive alguns pesadelos e estou tendo bastante paralisia do sono, porém, tudo bem controlável. Senti sensibilidade à luz, porém mais nos primeiros dias. Hoje está bem mais controlável.
    Sinto que esses efeitos passarão, mas fico muito feliz de não estar tomando mais o remédio, muito mesmo! O remédio teve um efeito crucial na minha melhora e me ajudou MUITO a segurar as pontas em momentos bem difíceis. Mas, para mim, parar de tomá-lo também era muito importante e está sendo uma etapa da minha cura.
    Estou atenta a possíveis recaídas e ainda ando com o remédio na bolsa, caso eu me sinta muito mal fisicamente (por conta dos efeitos colaterais). Espero não consumi-lo e acredito que não precisarei.

    Bom, é isso!
    Abs e força a todos, seja no período em que precisamos tomar o remédio, seja no período de parar com ele.

    Curtir

    • Passei por isso também. Tomei antidepressivos por 13 anos. Em agosto do ano passado tive a certeza que queria me livrar do remédio. Desde então faço atividade física todos os dias. Isso me ajudou bastante, hoje me considero livre do remédio.
      Essencial fazer atividade física.

      Curtir

  11. gostaria de participar do grupo no whats se tiver… 065 992039667
    faço tratamento desde 2016, passei de 56 quilos para atualmente 78kg. foi muito rápido quando tomei queatipina nem lembro mais quando iniciei a venlafaxina estou na dosagem de 225mg e não emagreço de jeito nenhum… alguém percebeu se engordou?

    Curtir

      • poxaaa então minha intuição que os remédios tinham influenciado no meu peso não é mentira rsrs porque já fiz tanta dieta que agora como pq sem comer engorda e comendo dá na mesma… para quê sofrer sem comer neh
        me chama no whats bora criar grupo assim nos ajudamos

        Curtir

    • Infelizmente eu também percebi isso com a Venlafaxina. Ganhei peso e nunca mais consegui emagrecer. ☹️
      Vou fazer o desmame porque pretendo engravidar. Se Deus permitir, vai dar tudo certo.
      Comecei a tomar em dias alternados. Os 2 primeiros dias sem medicação foram terríveis! Hoje, já estou bem melhor. Mas estou percebendo muita alteração de humor. ☹️ Vou ter paciência e aguardar. Tenho fé de que vai dá certo. Bjs e tudo de melhor pra todos.

      Curtir

    • Olha eu aqui no blog se novo

      agora com número novo 011 93205 5950

      me add gentem no grupo

      Atualmente na dosagem de 150mg de venlafaxina e 150mg de bupropiona

      cheguei à 85kg… e desespero me define

      Curtir

  12. Bom dia! Tentei tirar a venlafaxina por 4 dias (por minha conta) e pensei que ia morrer. Depois voltei a tomar. Anteontem esqueci de tomar a dose e estou com sintomas terríveis. Quero sair disso. Meu Deus. Preciso de ajuda! Se vcs tem um grupo de WhatsApp me add, por favor: 62 99998 2725

    Curtir

    • Olá, estou há 1 ano fazendo o desmame, vou tirando sempre ¼ e tomo no mínimo 3 a 4 meses pra depois diminuir novamente….. E estou indo muito bem!! Tomei 75mg + 37,5 mg por mais de 2 anos e ano passado iniciei desmame, essa semana iniciei 14 mg e até final do ano , em dezembro, já zero!!! E tenho certeza que vai dar certo!! Entrei agora com fórmula fitoterápicos pra dar suporte, até o final do desmame, só pra garantir mais tranquilidade. Não tenha pressa, quando fiz meu 1° desmame anos atrás, foi tirado em menos de 2 meses e tive rebote, minha depressão veio pior e aí teve que aumentar a dose e ficar mais tempo tomando. Agora estou bem feliz por estar me despedindo da minha amiga Venlafaxina!!! Abraços

      Curtir

  13. Venlafaxina me transformou em um robô, sem sentimentos, inconsequente, quando desmama e para o medicamento cai na realidade e vê o que vez com sua vida , que vai ser muito difícil consertar.
    Tomei por 2 anos e quando parei a depressão voltou 5x mais forte.
    Tomei por mais 5 anos e meio , e fiz o desmame mês passado reduzindo gradual.
    Parei só depois de estar tomando 37,5 um dia sim e quatro não.
    Depressão ainda não voltou , mas senti muita tensão , muita mesmo a ponto da musculatura travar e doer e ficar 5 dias seguidos sem dormir nada .
    Sábado dormi 4 horas .

    Existe um exame que se chama organix comprehensive, ele Analisa todo metabolismo do seu corpo e o que pode estar cansado a depressão, que montei caso foi L tirosina.
    Tomo ela e 5 HTP e omega 3. Ajuda demais no desmame dos demais medicamentos que eu tomava.

    Não sinto depressão mais , porém o nível da preocupação fica elevadíssimo difícil controlar e deixar de pensar em problema e sim em solução .

    O que mata é não dormir , pois cansasso extremo faz a gente não pensar direito e fazer besteira.

    Abstinência é realmente muito forte , mas vejo ser possível superarmos.

    Curtir

  14. Faz 1 ano e 1 mês que parei com a venlafaxina, o processo de retirada do remédio foi muito difícil, como fali aqui na página. A abstinência demorou mais de 2 semanas para passar por completo. Hj vivo uma vida normal sem medicamentos, as vezero Feliz e as vezes triste rsrs. Não sinto falta nenhuma de antidepressivos e olha que to meio por 13 anos.
    No mais, boa sorte a todos .

    Curtir

      • Tomava 150 MG. Enquanto tomava o remédio minha vida não fazia muito sentido. Não tinha sentimento, não chorava, tbm não sorria, não tinha emoções. Sentia que minha vida se arrastava.
        Quando parei de tomar o remédio fiquei muito mal por 2 semanas. Tive muitos pesadelos, terríveis choques na cabeça, muita ânsia de vômito e uma vontade de chorar.
        No final de tudo certo, graças a ajuda da minha esposa, do acompanhamento psicológico e psiquiátrico.
        Hj estou muito feliz por ter meus sentimentos de volta.

        Curtir

      • Fiz o desmame completo e acompanhada do medico. Mas ha 3 duas estou 0 venlafaxina. Minha boca formiga muito. Alteracoes psicologicas foram poucas. Mas entro em panico em pensar q alguns efeitos ainda vao demorar passar.

        Curtir

  15. Tomei sertralina 50mg por 2 meses. Depois aumentei para 75 mg e fiquei mais um mes. No ultimo mes, mudei pra venlafaxina 75mg, tudo sob orientações medicas. Segunda feira passada foi meu último dia tomando o remedio, pois decidi parar e perguntei a medica se precisava de alguma transição, justamente porque nao queria sofrer esses efeitos. Ela disse que nao. Da terça pra quarta, ja dormi terrivelmente. Desde entao, sinto formigamentos no corpo, dor de cabeça esquisita, como se fosse uma pressao na testa e nuca, uma agonia pra ficar em pe e perto da luz… Enjoos, maos geladas, insonia, ausencia de forças. Meu deus… É horrível. Tomei analgesicos e nada…comecei a ficar muito nervosa com isso tudo a ponto de nao fazer nada. So ficar na cama. To tentando criar forças, mas ta muito dificil!!! Nao quero voltar pra medicação. Faz 6 dias que to sem o remedio…mas to com medo dessas sensações nao irem embora!! Socorro…

    Curtir

    • Olá! Passei pra te contar que estou hj no 18o dia sem Efexor. Fiz o desmame por 6 semanas como prescrito e foi td ótimo até tirar o último comprimido de 37,5 ( talvez vc devesse diminuir para 37,5 por 2 semanas e depois parar… Seu degrau foi meio grandinho…rs). Fiquei muito mal durante 2 semanas! Tudo isso que vc falou, e mais tontura, choques noa dedos, sensibilidade à luz e barulho e incapacidade de me exercitar por causa disso. Para mim, começou a melhorar aos pouquinhos no início da 3a semana sem… Então não desista, poque demora, mas vai aos pouquinhos ficando melhor. Ruim mesmo… Boa sorte!

      Curtir

    • Olá, parei de tomar a venlafaxina de 75mg tomando por apenas uma semana o de 37,5 (sendo acompanhada por uma psiquiatra). Foi a maior burrice que eu fiz!
      Senti vários sintomas de abstinencia. Nas tres primeiras semanas eu chorava, não queria levantar da cama, tonteira, desânimo… Na quarta semana fiquei elétrica, parecia que meu corpo estava vibrando, muito irritada, parecia que nada dava certo, senti um zumbido no ouvido, suava muito, sentia muito calor, me tremia toda em alguns momentos e aí voltei a chorar, insônia, etc… HORRÍVEL. Tive que voltar com a venlafaxina hoje, 75mg. E ontem tive que tomar 150mg de quetiapina, pq no inicio eu sentia sono, mas agora fico tão elétrica, irritada e agitada que não consigo dormir. Essa noite eu dormi e hoje iniciei de manhã a venlafaxina e me sinto muito melhor. Não desejo a ninguem o que eu passei… Mas depois disso tudo acho que não é a hora para fazer o desmame… Vou aguardar mais um pouco.

      Curtir

  16. estou diminuindo a dose de 150 para 125
    vou tentar ficar em 75 ou um pouco menos
    já que acredito que não conseguirei viver
    sem antidepressivos, estou pensando em
    aliar metilfolato ao tratamento , alguém tem
    uma opinião ou experiência?
    meu numero para watz 11 981555533

    Curtir

  17. Eu tomava a venlafaxina tinha mais de um ano e meio e já estava na dose de 450mg !! Decidi recentemente largar meus remédios psiquiátricos, e consequentemente a venlafaxina ! No momento estou em uma crise de abstinência muito forte e eu realmente não sei se darei conta. Sinto praticamente todos os sintomas descritos ! Não tem sido fácil, mas os fármacos tem me causado tanto mal físico que eu preciso largá-los pois sinto que estou definhando aos 24 anos !

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu parei também de uma vez,tomava há dois anos. Atualmente estava na dosagem de 150mg. O desmame está sendo um dos maiores desafios que já passei na vida. Todos os dias acho que vou desistir. Mas lembro que não nasci tomando eles, um dia já vivi sem que eles controlassem minhas emoções,sentimentos e todo o resto. Não desiste, vamos conseguir!

      Curtido por 1 pessoa

      • Boa Tarde. Assim como vcs estou numa luta diaria. So que agora são com os sintomas rebote. Fiz o desmame da Venlafaxina(corretamente) com os meus conhecimentos tecnicos sobre o medicamento(pois sou Farmaceutica) mais isso não impediu que eu sofresse com os sintomas da retirada. Sofri com a abstinencia e agora com o efeito rebote. Infelizmente meu periodo menstrual fez com que eu piorasse novamente. Mais estou agregando a Homeopatia para ver se consigo. Estou utilizando o 5HTP e Ansiodoron para conseguir enfrentar esses sintomas da retirada. Espero assim como todos vcs conseguir superar este momento. Abraços!!!

        Curtir

    • Olá, realmente você é muito jovem!!!! Quanto a parar a venlafaxina,npor experiência própria, não pare de tomar de uma vez e sim faça o desmame gradualmente. Eu estava tomando 75mg + 37,5 mg há quase um ano atrás e iniciei o processo de desmame sempre tirando ¼ da dosagem total e por no mínimo 4 meses, para o corpo ir se acostumando….. Tive recaída com desmame feito errado da primeira vez que tive depressão e aí ela voltou em dobro….. Então agora após de quase três anos iniciei esse desmame bem lento pra depois ficar sem toma-la. E entrarei no final de ano agora com suporte de vitaminas e fitoterápicos para encerrar de vez com a venlafaxina. Boa sorte!!! Se cuida, se ame.

      Curtir

    • Achei que eu estivesse sozinha. Está sendo horrível passar pelo desmame da medicação… Parece que encontrei uma porta e cai de novo onde tudo começou.
      Força pra nós! ❤️

      Curtir

  18. Me add no grupo por favor. 11-9-89726291.
    Estou tomando o medicamento há 2 anos, parei uma vez repentinamente e quase morri (parece que tive crise do pânico), com o passar do tempo reduzi a dose diária de 150 para 75 e agora estou indo para a dose de 37,5, mas acredito que não seja o momento devido a minha rotina que está bem agitada.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Gratidão por esse espaço de ajuda. Entrei no grupo em 2016, depois da morte do meu filho causada por um tumor cerebral. Depois de tomar venlafaxina e descobrir que ia perdendo minha personalidade, decidi parar bruscamente,sem desmame. Foi horrível, mas consegui. Fico feliz que esse grupo de apoio ainda continue ajudando pessoas. Boa sorte a todos. Saibam que é difícil, mas não impossível. 2 anos livre.

    Curtir

Deixe um comentário